Surplus Elabora Estudo Sobre a Purificação das Águas do Rio Negro e Colabora para Sucesso de Termoelétrica

ca0c4c2e811904fe2eb195b4aa8b50b976c074380d886e50c7196711cf6685c0.jpg

A partir de 2018 o Brasil conta com uma nova unidade de produção de energia no norte do pais. A unidade é dotada de um complexo sisema de tratamento das águas utilizadas para abastecer as caldeiras de alta pressão. Para isso é usado o manancial do Rio Negro, conhecido por seu alto teor de matéria orgânica e contaminantes minerais durante os períodos de cheias.

 

O grande desafio da SURPLUS neste caso foi, como  utilizar a instalação existente (dotada de flotadores, clarificadores, filtros, polidores e vasos de resinas trocadoras de íons), para conseguir transformar a água do rio negro, contaminada com elevado teor de materiais orgânicos e vários  minerais pesados e insolúveis, em água com alto nível de pureza, capaz de atender às rígidas especificações dos geradores de vapor e turbinas de geração de energia.

Mais uma vez a SURPLUS exorbitou as suas  atividades na área de consultoria técnica, ampliando seu escopo de atuação também para a operação dos equipamentos recém instalados da planta, participando inclusive do comissionamento.

 

Os resultados foram mais do que excelentes, atingindo os objetivos, atravessando com total  segurança períodos  de emergência  operativa  e, principalmente, abastecendo as caldeiras dentro dos padrões de pureza exigidos e nos prazos previstos.

 

Este delicado trabalho, envolvendo consultoria técnica e operação integradas, esteve focado em ajustes e adequações nas instalações existentes, descartando assim a necessidade de novas instalações fabris ou equipamentos adicionais, com o trabalho focado em  ajustes e  adequações nas instalações existentes.”